Montando um Fliperama TENSO

07/01/2010

Aposto que o sonho de muitos de vocês quando eram pequenos era ter um fliperama, fichas ilimitadas…. e finalmente conseguir “virar” um jogo sem que o dinheiro acabe. Há pouco menos de um ano eu acabei caindo nesse post do Papo de Homem , como eu havia me mudado para um lugar maior e definitivo, pensei…. Pq não???

Mas fliperama bom é aquele clássico que se joga em pé e como isso vai ficar no meu apartamento acabei achando projetos com um design mais “arrojado”.

Acompanhe a minha aventura…

Ta legal… muito simples né, é só pegar um computador velho, montar uns controles em uma tábua e pronto. #FAIL

.

GABINETE

.

Não é tão simples quanto parece, se você quer fazer algo que realmente fique bom, vai precisar pagar algum marceneiro para fazer.

Problema 1 : Encontrar um marceneiro realmente decente e de confiança.

Problema 2: Encontrar um marceneiro decente, de confiança e que não te enrole. (Principalmente na questão do preço).

.

Essa foi a parte mais difícil pra mim,os marceneiros de “confiança” achavam que só por ser de confiança podiam cobrar qualquer preço.

.

Encontrei o seu Becker e o filho dele, pessoal gente fina que a partir de uma foto de uma máquina japonesa arcade do street fighter 4 fizeram um projeto nas medidas para servir no espaço reservado que eu tinha (e que a patroa liberou) e fino o bastante para apenas o micro e o monitor lcd. O resultado foi esse:

.

.

SOM E LUZ

Fliperama clássico tem aquele som com ruído, graças ao avanço da tecnologia, se você comprar qualquer caixa de som no valor de R$ 20,00 , o som vai ser tão vagabundo quanto os sons antigos de fliperama. Para as luzes foi só colocar um kit de lâmpada que é vendido em qualquer loja do ramo. Ficou assim:

.

.

CONTROLE E ACABAMENTO

.

Controles de fliperama você encontra pra vender em vários lugares (até no mercado livre), eu comprei os meus na ArcadeBr, chegou rápido e ainda ganhei alguns pdfs de como montar controles e fliperamas.

.

.

A furação para o controle do fliperama já estava toda feita (ela não tava na foto do gabinete).

.

.

Controles clássicos têm acrílicos, então coloquei um acrílico com um adesivo do tenso.

.

.

O controle montado já com o acrílico ficou assim.

.

.

HARDWARE

.

Para rodar emulador você pode usar um pczinho qualquer, eu comprei do meu amigo Johnny Bigude um Sempron 1.8 e juntei com memórias e placa de vídeo que eu já tinha…. vendi as que estavam no PC e ainda lucrei 50 reais no total.

Ele dentro do arcade ficou assim:

.

.

O monitor eu usei um lcd de 19 polegadas que estava “sobrando” aqui em casa, o ideal é usar uma tv 21 clássica, mas para o meu espaço foi um monitor lcd mesmo. Ficou assim:

.

.

CONTROLES PARA O COMPUTADOR

.

É a parte mais chata do negócio, parece simples, é só abrir e soldar…. os controles que eu comprei são USB

.

.

DICA: Se você entrar na loja e pedir pelo controle mais vagabundo que eles têm, você vai ouvir da vendedora “A gente não tem nenhum componente vagabundo” #OWNED.

(Peça pelo mais barato para evitar qualquer resposta deste tipo)

.

Se você não sabe usar um soldador (eu me incluo aqui) leve em uma eletrônica, se você tem as Skills para soldar… também leve em uma eletrônica, é muito fácil estragar os controles. (A vendedora não fala que é vagabundo pq não viu os componentes dentro).

.

Mesmo depois de algumas visitas as pessoas soldando o controle, ainda tive que fazer duas soldas em casa pq o controle quebrou, ele ficou assim:

.

.

Passei uma noite colocando os conectores nos botões do fliperama, é uma coisa complicada de se fazer, fui testando todos os botões com o notebook do lado, tive que tirar várias vezes. Para me auxiliar nessa tarefa durante a noite eu consegui um assistente.

.

.

O Chuck Norris até que ajudou no inicio, farejou as coisas e fico literalmente assistindo.

O primeiro controle montado ficou assim (eu prefiro ter um filho viado do que um filho testar fios do controle) :

.

.

Reparem que o meu assistente já não está tão atento:

.

.

Montado o segundo, o painel de controle ficou assim:

.

.

e o meu assistente….. capotou.

.

.

COISAS ÚTEIS

.

.

Tapete sempre é bom para não arranhar e fica mais fácil pra tirar de perto da parede.

.

Esse teclado flexível é uma porcaria pra usar, mas tem utilidade quando você só precisa usar pra configurar um fliperama e deixar ele atirado dentro do gabinete.

Esse controle remoto eu comprei em um site chinês, ele faz a função de media center e mouse, é bem útil pra ligar e desligar o pc e controlar o volume do som. (já que o computador fica fechado dentro do gabinete)

O RESULTADO

.

.

Eu trabalhei quase o ano todo nesse fliperama, é uma coisa que eu recomendo a todos, você acaba fazendo uma coisa diferente (eu ao menos nunca tinha feito nada parecido).

Ele ainda precisa de alguns acertos, principalmente na configuração do software e como vocês podem notar falta acabamento também, o próximo passo é colocar um topo do tenso ali.

Aceito também sugestões para deixar o gabinete mais colorido.

.

Eu gastei mais ou menos uns mil reais para montar tudo, se você parar pra pensar é um preço de um console da nova geração, um ps3… wii ou xbox 3rl 360, mas eu já tenho um ps3 (háááá) Brinks, é uma coisa que vale a pena, é uma coisa legal pra reunir os amigos e deixar os pequenos juvenis usarem, fora que é o sonho de qualquer um que já gastou pequenas fortunas em shoppings jogando fliper.

.

Se alguém quiser mais informações sobre o projeto, softwares e os contatos do pessoal que ajudou (principalmente do Seu Becker, o marceneiro) manda um email pra tenso.blog@gmail.com

.

Fim de papo. AWAY!

Parceiros